Há um crescente interesse internacional na aplicação da pesquisa-ação participativa (PaPS) pois esta abordagem de pesquisa não só permite a co-ciração de conhecimentos com os sujeitos-alvo da pesquisa, como pode gerar dados para a resolução de problemas de saúde e para a mudança social. Este curso direciona-se para os gestores de projetos de intervenção comunitária em contexto escolar (ensino superior) e habilitará os participantes a:
• (re)conceberem projetos que incluem os sujetos-alvo no seu desenvolvimento (mais participativos);
• (re)estabelecerem indicadores de processo, de resultado e de impacte (mais objetivos);
• disseminarem melhor os resultados de boas praticas.
Destaca-se ainda que será uma oportunidade dos gestores de projetos apresentarem/desenvolverem os seus projetos de intervenção comunitária em contexto escolar, refletindo sobre os mesmos e imprimindo-lhe a vertente de pesquisa e/ou a juntarem-se em equipas internacionais criando estudos de caso multicêntricos.
O Curso Internacional de Pesquisa-ação Participativa em Saúde está a ser desenvolvido na língua local, com a mesma metodologia, em 4 paises/instituições diferentes: Universidade Católica de Ciências Aplicadas de Berlim (Berlin, Alemanha); Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Coimbra, Portugal); Universidade de Alberta (Edmonton, Canadá); Universidade de Northumbria em Newcastle (Newcastle, Reino Unido); A ideia que esteve subjacente à conceção deste curso foi de proporcionar oportunidades de aprendizagem compartilhada sobre a PaPS, dado que esta abordagem de pesquisa é cada vez mais útil nas áreas de saúde, social e educação.
No curso abordaremos os conceitos e métodos de pesquisa-ação participativa em saúde de uma forma prática, mobilizando os participantes a:
• Apresentarem/desenvolverem os seus projetos de pesquisa, refletindo sobre os mesmos;
• e/ou a juntarem-se em equipas internacionais criando estudos de caso multicêntricos.
O curso será oferecido em 7 dias presenciais (05, 10, 11 e 12 de abril, 10 e 11 de maio, 07 de julho e 07 dezembro de 2017) seguido de pelo menos mais várias sessões virtuais para acompanhamento dos projetos, perfazendo 12 dias completos de formação. Essas sessões decorrerão entre as sessões presenciais e serão agendadas antes do final do módulo presencial final de apresentação dos projetos: 07 dezembro de 2017. A qualidade dos projetos determinará a elaboração de uma coletânea de Boas Práticas no Ensino Superior.
Critério de prioridade: Ter (ou vir a ter) projetos de Saúde Escolar dirigido a comunidades educativas de ensino superior. Os participantes são convidados a apresentarem as suas boas práticas no contexto do ensino superior (submissão de abstract) e, através da reflexão ao longo do ano, desenvolver uma proposta de pesquisa-ação participativa. Em todo o curso trabalha-se de forma colaborativa para desenvolver a compreensão dos princípios e práticas da pesquisa participativa e discutir questões práticas. Para promover a comunicação e colaboração internacionais a par com a utilidade local, haverá oportunidades de contato contínuo entre os participantes do curso nos outros países, através de links da web.Os participantes deverão estar presentes na totalidade dos módulos presenciais e em 50% dos módulos virtuais para obterem a certificação no curso.
O curso irá permitir aos participantes:
• Identificar as origens da pesquisa participativa no país e a nível internacional;
• Compreender as características definidoras de pesquisa participativa, as teorias subjacentes e conceitos que sustentam essa abordagem;
• Desenhar e implementar um projeto de pesquisa participativa dentro de seu próprio campo de interesse ou área de intervenção;
• Interpretar criticamente os resultados dos projectos de pesquisa participativa para aplicação na sua área de interesse;
• Identificar e discutir o impacte e sustentabilidade da pesquisa participativa.
Haverá oportunidades para os participantes dos diferentes países compartilharem suas experiências numa plataforma de e-learning, potenciando a co-aprendizagem e a co-criação de conhecimento. Os participantes também serão encorajados e apoiados para apresentarem o seu trabalho na conferência Anual do ICPHR e outros eventos científicos.
Ainda como produto desta formação prevê-se a apresentação dos projetos em congressos de investigação e a elaboração de uma coletânea de boas práticas com ISSN a disponibilizar on-line.
No final de cada módulo, recolheremos a sua opinião sobre a formação e impacte na sua vida pessoal e profissional e nas pessoas que envolveu na pesquisa. Para tal, ao longo do curso serão enviados periodicamente formulários on-line. No modulo final será feita a avaliação do curso.
1. Datas do evento
Data de início: 05.04.2017
Data de términus: 07.12.2017
2. Cronograma 2017 (100 horas em b-learning)
Sessões |
1 |
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7 |
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9 |
10 |
11 |
12 |
S |
Presenciais |
05.04 |
10.04 |
11.04 |
12.04 |
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10.05 |
11.05 |
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07.07 |
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|
07.12 |
Horário |
14-20h |
9-18h |
9-18h |
9-18h |
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14-19h |
14-19h |
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14-19h |
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14-19h |
Nº horas |
6 |
8 |
8 |
8 |
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5 |
5 |
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5 |
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5 |
e-learning |
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10h |
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10h |
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10h |
10h |
10h |
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3. Inscrição
Os preços de inscrição estão disponíveis no separador "Inscrições" - "Preços de inscrição".
São requisitos para frequência: ser colaborador numa Instituição de Ensino Superior (como docente, estudante ou parceiro).