Há um crescente interesse internacional na aplicação da pesquisa-ação participativa (PaPS) pois esta abordagem de pesquisa não só permite a co-ciração de conhecimentos com os sujeitos-alvo da pesquisa, como pode gerar dados para a resolução de problemas de saúde e para a mudança social. Este curso direciona-se para os gestores de projetos de intervenção comunitária em contexto escolar (ensino superior) e habilitará os participantes a:

     • (re)conceberem projetos que incluem os sujetos-alvo no seu desenvolvimento (mais participativos);
     • (re)estabelecerem indicadores de processo, de resultado e de impacte (mais objetivos);
     • disseminarem melhor os resultados de boas praticas.

Destaca-se ainda que será uma oportunidade dos gestores de projetos apresentarem/desenvolverem os seus projetos de intervenção comunitária em contexto escolar, refletindo sobre os mesmos e imprimindo-lhe a vertente de pesquisa e/ou a juntarem-se em equipas internacionais criando estudos de caso multicêntricos.

O Curso Internacional de Pesquisa-ação Participativa em Saúde está a ser desenvolvido na língua local, com a mesma metodologia, em 4 paises/instituições diferentes: Universidade Católica de Ciências Aplicadas de Berlim (Berlin, Alemanha); Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Coimbra, Portugal); Universidade de Alberta (Edmonton, Canadá); Universidade de Northumbria em Newcastle (Newcastle, Reino Unido); A ideia que esteve subjacente à conceção deste curso foi de proporcionar oportunidades de aprendizagem compartilhada sobre a PaPS, dado que esta abordagem de pesquisa é cada vez mais útil nas áreas de saúde, social e educação.

No curso abordaremos os conceitos e métodos de pesquisa-ação participativa em saúde de uma forma prática, mobilizando os participantes a:
     • Apresentarem/desenvolverem os seus projetos de pesquisa, refletindo sobre os mesmos;
     • e/ou a juntarem-se em equipas internacionais criando estudos de caso multicêntricos.

O curso será oferecido em 7 dias presenciais (05, 10, 11 e 12 de abril, 10 e 11 de maio, 07 de julho e 07 dezembro de 2017) seguido de pelo menos mais várias sessões virtuais para acompanhamento dos projetos, perfazendo 12 dias completos de formação. Essas sessões decorrerão entre as sessões presenciais e serão agendadas antes do final do módulo presencial final de apresentação dos projetos: 07 dezembro de 2017. A qualidade dos projetos determinará a elaboração de uma coletânea de Boas Práticas no Ensino Superior.

Critério de prioridade: Ter (ou vir a ter) projetos de Saúde Escolar dirigido a comunidades educativas de ensino superior. Os participantes são convidados a apresentarem as suas boas práticas no contexto do ensino superior (submissão de abstract) e, através da reflexão ao longo do ano, desenvolver uma proposta de pesquisa-ação participativa. Em todo o curso trabalha-se de forma colaborativa para desenvolver a compreensão dos princípios e práticas da pesquisa participativa e discutir questões práticas. Para promover a comunicação e colaboração internacionais a par com a utilidade local, haverá oportunidades de contato contínuo entre os participantes do curso nos outros países, através de links da web.Os participantes deverão estar presentes na totalidade dos módulos presenciais e em 50% dos módulos virtuais para obterem a certificação no curso.

O curso irá permitir aos participantes:
    • Identificar as origens da pesquisa participativa no país e a nível internacional;
    • Compreender as características definidoras de pesquisa participativa, as teorias subjacentes e conceitos que sustentam essa abordagem;
    • Desenhar e implementar um projeto de pesquisa participativa dentro de seu próprio campo de interesse ou área de intervenção;
    • Interpretar criticamente os resultados dos projectos de pesquisa participativa para aplicação na sua área de interesse;
    • Identificar e discutir o impacte e sustentabilidade da pesquisa participativa.
Haverá oportunidades para os participantes dos diferentes países compartilharem suas experiências numa plataforma de e-learning, potenciando a co-aprendizagem e a co-criação de conhecimento. Os participantes também serão encorajados e apoiados para apresentarem o seu trabalho na conferência Anual do ICPHR e outros eventos científicos.
Ainda como produto desta formação prevê-se a apresentação dos projetos em congressos de investigação e a elaboração de uma coletânea de boas práticas com ISSN a disponibilizar on-line.
No final de cada módulo, recolheremos a sua opinião sobre a formação e impacte na sua vida pessoal e profissional e nas pessoas que envolveu na pesquisa. Para tal, ao longo do curso serão enviados periodicamente formulários on-line. No modulo final será feita a avaliação do curso.

 

1. Datas do evento
Data de início: 05.04.2017
Data de términus: 07.12.2017

 

2. Cronograma 2017 (100 horas em b-learning)

 

Sessões

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

S

Presenciais

05.04

10.04

11.04

12.04

 

10.05

11.05

 

07.07

 

 

 

07.12

Horário

14-20h

9-18h

9-18h

9-18h

 

14-19h

14-19h

 

14-19h

 

 

 

14-19h

Nº horas

6

8

8

8

 

5

5

 

5

 

 

 

5

e-learning

 

 

 

 

10h

 

 

10h

 

10h

10h

10h

 

 

 

 

3. Inscrição

Os preços de inscrição estão disponíveis no separador "Inscrições" - "Preços de inscrição".

São requisitos para frequência: ser colaborador numa Instituição de Ensino Superior (como docente, estudante ou parceiro).

 

 

 

 

 

Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.

Organização

Apoios